sábado, 17 de abril de 2010

DICAS - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Para melhor entendimento de uma alimentação que possa trazer benefícios a saúde, é preciso estabelecer alguns conceitos.
Primeiramente, você sabe a diferença entre nutrição e alimentação? É muito comum as pessoas confundirem os conceitos desses dois temas. Na verdade, a alimentação é o simples ato voluntário de comer e acontece por nossa livre escolha. Já a nutrição que envolve digestão, absorção e excreção, resulta do aproveitamento dos alimentos consumidos que são utilizados como fonte de energia e nutrientes nas células do organismo. Portanto, frequentemente podemos escolher os alimentos que comemos, as quantidades e sua distribuição em refeições por dia.
Para uma alimentação saudável ou equilibrada, devemos ter a consciência que o consumo de alimentos deve ser adequado as nossas necessidades biológicas e sociais diárias, de acordo com a fase de nossa vida. Além disso, os alimentos devem ser de fácil acesso, saborosos, de cores variadas e serem higienizados adequadamente para o consumo.
Devemos sempre considerar, em nossas escolhas, o consumo de alimentos regionais. O equilíbrio de nossa saúde depende de nutrientes que são fornecidos durante a alimentação, tais como: Carboidratos (açúcares), proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas e sais minerais. Sem se esquecer da água em quantidades adequadas.
Nesse aspecto, o Ministério da Saúde recomenda Dez passos para uma alimentação Saudável, são eles:
- Procurar realizar o café da manhã, almoço e jantar e ainda um pequeno lanche no meio da manhã e a tarde, sem pular refeições;
- Consuma ao longo do dia, 6 porções do grupo dos cereais ( arroz, pães, milho, trigo, massas), batatas e raízes como mandioca, macaxeira, aipim. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches
- A mistura de arroz e feijão nas refeições é uma combinação tipicamente brasileira e completa em termos de proteínas. Deverá ser consumida pelo menos cinco dias da semana.
- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
- Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
Fique atenta aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
- Evite os refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
- Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Além disso:

- Mantenha uma grande variedade de alimentos em suas refeições;
- Crie tempo para comer, não faça as suas refeições em pouco tempo, mastigue bem os alimentos. Seguindo estas recomendações você terá uma alimentação mais saudável e mais bem estar.
 
* Profa. Márcia Pimentel Nutricionista e Professora do Curso de Gastronomia da Univ. Estácio de Sá CRN 921002335
 

VIDA SAUDÁVEL


Oi gente bonita!!!... Estou determinada a começar minha caminhada segunda feira... se Deus quiser e ele vai querer... tô sem fazer exercicios desde dezembro aí já viu né, parei de eliminar peso... gente!!!! como fico desanimada quando  vejo que o ponteiro da balança não desce... é muito triste... tava até achando que eu não conseguiria mais perder peso.. Bate uma ansiedade louca... vc quer continuar emagrecendo e não consegue... vários sãos os fatores que nos prejudicam... psicológico é o principal... a gente se sente muito mal... mas hoje já fui às compras... comprei o leite Molico, o cream cheese da philadefia.. a maionese light que por aqui estava em falta.. eu gosto da hellmans, pra mim a melhor... comprei meus pães lights... adoro... meus iogurtes etc.... quarta feira eu já tinha ido à feira... comprei minhas frutinhas... minhas verdurinhas... meus leguminhos.... tudo "inho"...vamos ver.... eu vou conseguir... ah! eu assinei a revista Runners e a Men's healts para o marido e pra mim também... eu já assino a boa forma que já é maravilhosa por causa das valiosas dicas... tô incentivando meu marido a se tornar um corredor... ele tá super geração saúde, o que me ajuda em muito... aí tem um time aqui na região que se encontra todas as terças feiras à noite e aos sábados de manhã. super legal. são hiper responsáveis.. é um grupo de caminhada e corrida e me parece que eles tem um suporte técnico bem legal. a preparadora fisica "tipo personal" faz planilhas de exercicios para cada integrante e recomenda exercicios para se fazer durante a semana.. sem falar do meu amigão o Ricardinho (ele trabalha comigo lá no Fórum) ... ele cuida do povo também... leva as barracas, a água, o isotônico os lanchinhos etc etc etc... além do que vai participar de uma maratona também... é desse tipo de pessoas que temos que seguir... se cuidam mesmo... aliás ultimamente ando percebendo que muitas pessoas estão se cuidando.. e acho muito legal...


Vejam o site http://www.prorunner.com.br/




mudando um pouco de assunto? ... ando ficando desanimada também porque tá dificil conciliar a familia,o trabalho e os estudos... não sei se comentei aqui, mas meu sonho é ser juíza de direito. na verdade eu fiz a facul pra essa finalidade... tô sem estudar desde que me formei em 2001... esse ano a vontade de voltar a estudar voltou com força total... mas como é dificil... tava fazendo curso para esse concurso... mas como tinha que voltar a trabalhar e comecei a ficar o dia todo fora só via meu bebê à noite ele começou a ficar abatidinho... sofri bastante... aí já ia pro curso e ficava de olho no relógio... preocupada com ele... não prestava mais atenção... tô fazendo o curso em casa... mas tá dificil assistir aos vídeos das aulas... mas de qualquer forma... o meu dia a dia é sobre as várias matérias que preciso estudar então enquanto vejo os processos.... dou uma sapeada nos códigos e leis.... já li sobre inventário... lei da locação... usucapião ... invalidade do negócio jurídico... vários temas... só preciso ler os outros ramos do direito... meu problema é penal... odeio penal.... na verdade eu fico muito preocupada em ter que saber os tipos de penas para determinados crimes... aí devido a insegurança vou protelando o estudo da matéria.   mas eu vou conseguir... vou sim....



voltando à reeducação alimentar.... vi que já tenho bastante visitas no blog... agradeço muito às visitas, mas bem que vocês poderiam tecer comentários sobre ele... me ajudaria bastante... alias.... muito... por enquanto é só pessoal....

Beijos
e fiquem com Deus...