Para melhor entendimento de uma alimentação que possa trazer benefícios a saúde, é preciso estabelecer alguns conceitos.
Primeiramente, você sabe a diferença entre nutrição e alimentação? É muito comum as pessoas confundirem os conceitos desses dois temas. Na verdade, a alimentação é o simples ato voluntário de comer e acontece por nossa livre escolha. Já a nutrição que envolve digestão, absorção e excreção, resulta do aproveitamento dos alimentos consumidos que são utilizados como fonte de energia e nutrientes nas células do organismo. Portanto, frequentemente podemos escolher os alimentos que comemos, as quantidades e sua distribuição em refeições por dia.
Para uma alimentação saudável ou equilibrada, devemos ter a consciência que o consumo de alimentos deve ser adequado as nossas necessidades biológicas e sociais diárias, de acordo com a fase de nossa vida. Além disso, os alimentos devem ser de fácil acesso, saborosos, de cores variadas e serem higienizados adequadamente para o consumo.
Devemos sempre considerar, em nossas escolhas, o consumo de alimentos regionais. O equilíbrio de nossa saúde depende de nutrientes que são fornecidos durante a alimentação, tais como: Carboidratos (açúcares), proteínas, lipídios (gorduras), vitaminas e sais minerais. Sem se esquecer da água em quantidades adequadas.
Nesse aspecto, o Ministério da Saúde recomenda Dez passos para uma alimentação Saudável, são eles:
- Procurar realizar o café da manhã, almoço e jantar e ainda um pequeno lanche no meio da manhã e a tarde, sem pular refeições;
- Consuma ao longo do dia, 6 porções do grupo dos cereais ( arroz, pães, milho, trigo, massas), batatas e raízes como mandioca, macaxeira, aipim. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches
- A mistura de arroz e feijão nas refeições é uma combinação tipicamente brasileira e completa em termos de proteínas. Deverá ser consumida pelo menos cinco dias da semana.
- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
- Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
Fique atenta aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.
- Evite os refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
- Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.
Além disso:
- Mantenha uma grande variedade de alimentos em suas refeições;
- Crie tempo para comer, não faça as suas refeições em pouco tempo, mastigue bem os alimentos. Seguindo estas recomendações você terá uma alimentação mais saudável e mais bem estar.
* Profa. Márcia Pimentel Nutricionista e Professora do Curso de Gastronomia da Univ. Estácio de Sá CRN 921002335